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Teste de Raciocínio Auditivo Musical (RAu): estudo inicial por meio da Teoria de Reposta ao Item

Auditory Musical Reasoning Test: an initial study with Item Response Theory

Test de Raciocinio Auditivo Musical (RAu): estudio inicial a través de la Teoría de Repuesta al Ítem

A presente pesquisa tem como objetivo buscar evidências de validade com base na estrutura interna e de critério para um instrumento de avaliação do processamento auditivo das habilidades musicais (Teste de Processamento Auditivo com Estímulos Musicais, RAu). Para tanto, foram avaliadas 162 pessoas de ambos os sexos, sendo 56,8% homens, com faixa etária entre 15 e 59 anos (M=27,5; DP=9,01). Os participantes foram divididos entre músicos (N=24), amadores (N=62) e leigos (N=76), de acordo com o nível de conhecimento em música. Por meio da análise Full Information Factor Analysis, verificou-se a dimensionalidade do instrumento, e também as propriedades dos itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além disso, buscou-se identificar a capacidade de discriminação entre os grupos de músicos e não-músicos. Os dados encontrados apontam evidências de que os itens medem uma dimensão principal (alfa=0,92) com alta capacidade para diferenciar os grupos de músicos profissionais, amadores e leigos, obtendo-se um coeficiente de validade de critério de r=0,68. Os resultado indicam evidências positivas de precisão e validade para o RAu.

Processamento auditivo; Teoria de Resposta ao Item; Músicos; Avaliação da inteligência; Análise fatorial por informação completa


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