SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Olhares de crianças a relevar a polifonia da cidadeSentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

KNIJNIK, Luiza Feijó; GIACOMONI, Claudia  e  STEIN, Lilian Milnitsky. Teste de Desempenho Escolar: um estudo de levantamento. Psico-USF [online]. 2013, vol.18, n.3, pp.407-416. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000300007.

O Teste de Desempenho Escolar (TDE), de 1994, é um instrumento psicométrico de aplicação individual que avalia de forma ampla as capacidades fundamentais para o desempenho escolar em três áreas específicas: leitura, escrita e aritmética, voltado para 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento das publicações científicas que utilizaram o TDE de 1994 a 2011. Foi realizada busca nas bases de dados nacionais e internacionais. Os dados de 222 publicações foram analisados, e observou-se um aumento gradativo do número de publicações, em especial no biênio 2008-9 com um total de 73 publicações científicas. Verificou-se que o teste segue apresentando relevância, assim como a importância de atualizar o TDE, tendo em vista que o instrumento é amplamente utilizado em todo o país, porém possui normas desatualizadas e não está adequado à nova realidade de ensino brasileiro (Ensino Fundamental de nove anos).

Palavras-chave : Rendimento escolar; Teste de Desempenho Escolar; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons