SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Escala de Saúde Mental Positiva: Validação da Mental Health Continuum - Short FormInstrumentos Baseados em Psicologia Positiva no Brasil: uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psico-USF

versão On-line ISSN 2175-3563

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi; GURGEL, Léia Gonçalves  e  SCHIAVON, Cecilia Cesa. Pesquisas em Psicologia Positiva: uma Revisão Sistemática da Literatura. Psico-USF [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.275-285. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200208.

A Psicologia Positiva aborda potencialidades e virtudes humanas, diferente da Psicologia tradicional que, até o fim dos anos 90, considerava prioritariamente as questões de cura e reparo de danos. O objeto do presente estudo, por meio de uma revisão sistemática da literatura, foi apresentar o perfil dos estudos brasileiros em Psicologia Positiva. Percebe-se que a Psicologia Positiva no Brasil está em fase de expansão, mediante o aumento dos estudos publicados. Porém, apesar dos grandes avanços encontrados, a literatura nacional sobre o tema ainda apresenta lacunas importantes a serem sanadas, especialmente, em relação às intervenções voltadas para a Psicologia Positiva.

Palavras-chave : Psicologia Positiva; Brasil; bem-estar; esperança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )