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Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura

Comparing Psychometric Indicators of Two Brazilian Versions of the Social Skills Rating System: A Literature Review

Comparación de Indicadores Psicométricos de Dos Versiones Brasileñas del Social Skills Rating System: Una Revisión de Literatura

Resumo

O Social Skills Rating System é uma das medidas mais frequentemente mencionadas na literatura internacional na avaliação das habilidades sociais de crianças, possuindo propriedades de validade e confiabilidade bastante satisfatórias em diversos países. A versão brasileira do instrumento, o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, foi submetida a processos de validação em dois momentos diferentes, por dois métodos de redução de dados: Componentes Principais (SSRS-BR, 2009) e Principal Axis Factoring (PAF), com posterior Análise Fatorial Confirmatória (SSRS-BR2, 2015). O objetivo deste artigo é comparar os indicadores psicométricos de duas versões brasileiras dessas escalas, apresentando suas diferenças e semelhanças em termos de: (a) métodos de extração e análise de dados; (b) índices psicométricos de estrutura fatorial e confiabilidade e (c) composição fatorial final e conteúdo das escalas. Possíveis refinamentos psicométricos advindos do SSRS-BR2 são discutidos, assim como suas implicações para procedimentos de avaliação de habilidades sociais em crianças.

Palavras-chave:
habilidades sociais; análise fatorial; validação de escalas; crianças

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