(Aquino, Silva, Figueiredo, Dourado, & Farias, 2011Aquino, T. A. A., Silva, J. P., Figueiredo, A. T. B., Dourado, E. T. S., & Farias, E. C. S. (2011). Avaliação de uma proposta de prevenção do vazio existencial com adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(1), 146-159. doi: 10.1590/S1414-98932011000100013 https://doi.org/10.1590/S1414-9893201100...
). |
Universal |
Quase experimental |
33 adolescentes. Grupo semanal (duas vezes por semana), 12 horas, 15 sessões. Escola. |
(Bolsoni-Silva & Marturan, 2010Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2010). Evaluation of group intervention for mother/caretakers of kindergarten children with externalizing behavioural problems. Interamerican Journal of Psychology, 44(3), 415-421. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28420658002
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28...
). |
Indicada |
Quase experimental, |
15 pais e cuidadores. Grupo semanal, 21-28 h, 14 sessões. Escola e clínica escola. |
(Bolsoni-Silva, Silveira & Marturano, 2008Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, F. F., & Marturano, E. M. (2008). Provendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Revista de Terapia Comportamental Cognitiva, 10(2), 125-142. Recuperado de http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/182
http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/...
). |
Universal |
Pré-experimental, follow-up. |
14 pais. Grupo semanal (duas vezes por semana), 40 horas. Clínica-escola. |
(Bolsoni-Silva, Silveira & Ribeiro, 2008Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, F. F., & Ribeiro, D. C. (2008). Avaliação dos efeitos de uma intervenção com mães/cuidadores: Contribuições do treinamento de habilidades sociais. Contextos Clínicos, 1(1), 19-27. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v1n1/v1n1a03.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v1n1...
). |
Indicada |
Quase experimental, |
3 mães e avó. Grupo semanal (duas vezes por semana), 28 horas. Clínica escola. |
(Borges & Marturano, 2003Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2003). Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental. Paidéia, 12(24), 185-193. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/paideia/v12n24/07.pdf
http://www.scielo.br/pdf/paideia/v12n24/...
). |
Universal |
Quase experimental, |
55 crianças. Grupo semanal (duas ou três vezes por semana), seis meses, 22 horas. Escola. |
(Borges & Marturano, 2009Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2009). Aprendendo a gerenciar conflitos: Um programa de intervenção para a 1ª série do ensino fundamental. Paidéia, 19(42), 17-26. doi: 10.1590/S0103-863X2009000100004 https://doi.org/10.1590/S0103-863X200900...
). |
Universal |
Quase experimental |
61 crianças. Grupo diário, 20 min. Escola. |
(Borges & Marturano, 2010Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2010). Melhorando a convivência em sala de aula: responsabilidades compartilhadas. Temas em Psicologia, 18(1), 123-136. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v18n1/v18n1a11.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v18n1/v...
). |
Universal |
Quase experimental |
91 crianças. Grupo, 1 ano letivo. Escola. |
(Brino & William, 2008Brino, R. F., & Williams, L. C. A. (2008). Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil. Educação & Realidade, 33(2), 209-230. Recuperado de http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/7073/4389
http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/...
). |
Universal |
Pré-experimental, |
101 professores. Grupo semanal: duas oficinas (1) 48h capacitação teórica (2) 16 h: prática. Escola. |
(Castro, Melo, & Silvares, 2003Castro, R. E. F., Melo, M. H. S., & Silvares, E. F. M. (2003). O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo ampliado de intervenção. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(2), 309-318. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a11v16n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a11v1...
). |
Indicada |
Quase experimental |
38 crianças, pais e professores. Grupo. Quatro meses para as crianças e pais e oito meses professores. Escola |
(Cia, Barham, & Fontaine, 2010Cia, F. Barham, E. J., & Fontaine, A. M. G. V. (2010). Impacto de uma intervenção com pais: O desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(3), 533-543. doi: 10.1590/S0102-79722010000300014 https://doi.org/10.1590/S0102-7972201000...
). |
Universal |
Quase experimental, |
99 crianças. Grupo semanal. 24 horas. Escola. |
(De Micheli, Fisberg, & Formigoni, 2004De Micheli, D., Fisberg, M., & Formigoni, M. L. O. S. (2004). Estudo da efetividade da intervenção breve para o uso de álcool e outras drogas em adolescentes atendidos num serviço de assistência primária à saúde. Revista da Associação Médica Brasileira, 50(3), 305-313. doi: 10.1590/S0104-42302004000300040 https://doi.org/10.1590/S0104-4230200400...
). |
Seletiva |
Experimental |
40 adolescentes. Intervenção individual. 2 a 3 minutos. Clínica escola. |
Indicada |
Experimental, |
59 adolescentes. Intervenção individual. 20 minutos. Clínica escola. |
(De Salvo, Mazzaroto, & Lohr, 2005De Salvo, C. G, Mazzaroto, I. H. K., Lohr, S. S. (2005). Promoção de habilidade sociais em pré-escolares. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 15(1), 46-55. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v15n1/06.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v15n...
). |
Indicada |
Pré-experimental |
9 crianças e 9 pais. Grupo semanal. 30 horas. Escola e clínica escola. |
(Elias & Marturano, 2005Elias, L. C., & Marturano, E. M. (2005). Oficinas de linguagem: Proposta de atendimento psicopedagógico para crianças com queixas escolares. Estudos de Psicologia, 10(1), 53-61. doi: 10.1590/S1413-294X2005000100007 https://doi.org/10.1590/S1413-294X200500...
). |
Indicada |
Pré-experimental |
(1) 17 crianças, grupo semanal, 40 h, clínica escola. (2) 17 mães, grupo quinzenal, 15 h. Clínica escola. |
(Gonçalves & Murta, 2008Gonçalves, E. S., & Murta, S. G. (2008). Avaliação dos efeitos de uma modalidade de treinamento de habilidades sociais para crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(3), 430-436. doi: 10.1590/S0102-79722008000300011 https://doi.org/10.1590/S0102-7972200800...
). |
Indicada |
Pré-experimental |
6 crianças. Grupo semanal. 30 horas. Clínica escola. |
(Gomes, Minayo, Assis, Njaine, & Schenker, 2007Gomes, R., Minayo, M. C. S., Assis, S. G., Njaine, K., & Schenker, M. (2006). Êxitos e limites na prevenção da violência: Estudo de caso de nove experiências brasileiras. Ciência e Saúde Coletiva, 11(suppl 0), 1291-1302. Recuperado de http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/202
http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/...
). |
Universal |
Pré-experimental, descrição das experiências e resultados. |
Divulgação de informação sobre infância e adolescência, 11337 adolescentes. Mídia. |
Indicada |
Grupo de dança e percussão. Reforço escolar (7-13 anos), 200 sujeitos. Quilombos. |
Seletiva |
Escuta e atividades lúdicas, 500 crianças e adolescentes. Circo. |
Indicada |
Atividades esportivas, palestras e inserção no mercado de trabalho, 200 jovens. ONG. |
Seletiva |
Capacitação, 500 funcionários, pais, crianças e adolescentes. Centro de referência. |
Seletiva |
Cursos, 950, famílias. Centro Social. |
(Lohr, Pereira, Andrade, & Kirchner, 2007Lohr, S. S., Pereira, A. C. S., Andrade, A. L. M., & Kirchner, L. F. (2007). Avaliação de programas preventivos: Relato de experiência. Psicologia em Estudo, 12(3), 641-649. doi: 10.1590/S1413-73722007000300022 https://doi.org/10.1590/S1413-7372200700...
). |
Universal |
Pré-experimental |
4 crianças e 4 pais. Grupo semanal. 12 horas, 8 encontros (cada). Escola. |
Intervenção semanal com 2 crianças, 2 pais com a professora e 1 professora com os pais. Escola. |
(Marinho & Silvares, 2000Marinho, M. L., & Silvares, E. F. M. (2000). Evaluación de la eficácia de um programa de entrenamiento de padres em grupo. Psicologia Conductual, 8(2), 299-318. Recuperado de http://www.psicologiaconductual.com/PDFespanol/2000/art07.2.08.pdf
http://www.psicologiaconductual.com/PDFe...
). |
Indicada |
Pré-experimental, follow-up. |
28 pais. Intervenções individuais e de grupo, semanal, 18 h+ 2 h individuais. Clínica escola. |
(Melo & Silvares, 2003Melo, M. H. S., & Silvares, F. M. (2003). Grupo cognitivo-comportamental com famílias de crianças com déficits em habilidades sociais e acadêmicas. Temas em Psicologia, 11(2), 122-133. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v11n2/v11n2a06.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v11n2/v...
). |
Indicada |
Experimental, Tipo AB |
(1) 7 professores, grupo semanal, 22 horas, escola. (2) 13 crianças, grupo semanal, 39 horas, escola. (3) 26 pais, grupo quinzenal, 11 horas. Escola. |
(Murta & Tróccoli, 2007Murta, S. G., & Trócoli, B. T. (2007). Stress ocupacional em bombeiros: Efeitos de intervenção baseada em avaliação de necessidades. Estudos de Psicologia, 24(1), 41-51. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n1/v24n1a05.pdf
http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n1/v2...
). |
Universal |
Pré-experimental, |
7 adultos (bombeiros de resgate pré-hospitalar). Grupo semanal, 13 h30 min. Corpo de bombeiros. |
(Murta & Tróccoli, 2009Murta, S. G., & Trócoli, B. T. (2007). Stress ocupacional em bombeiros: Efeitos de intervenção baseada em avaliação de necessidades. Estudos de Psicologia, 24(1), 41-51. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n1/v24n1a05.pdf
http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n1/v2...
). |
Universal |
Quase experimental, |
74 adultos. Grupo semanal, 18 horas, 12 sessões. Universidade. |
(Murta, Borges, Ribeiro, Rocha, & Menezes, 2009Murta, S. G., Borges, F. A., Ribeiro,... D. C., Rocha, E. P., Menezes, J. C. L. (2009). Prevenção primária em saúde na adolescência: Avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos em Psicologia, 14(3), 181-189. doi: 10.1590/S1413-294X2009000300001 https://doi.org/10.1590/S1413-294X200900...
). |
Universal |
Pré-experimental, Avaliação de processo e follow-up
|
(1) 18 adolescentes, grupo semanal, 24 h, 16 sessões, universidade. (2) Grupo de pais, dois encontros, 8 h. Universidade. |
(Pinheiro, Haase, Del Prette, Amarante, & Del Prette, 2006Pinheiro, M. I. S., Haase, V. G., Del Prette, A., Amarante, C. L. D., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 407-414. doi: 10.1590/S0102-79722006000300009 https://doi.org/10.1590/S0102-7972200600...
). |
Universal |
Pré-experimental, tipo AB |
34 pais, grupo semanal, 14 h, 9 encontros. Escola. |
(Prada & Williams, 2007Prada, C, G., Williams, L. C. A., & Weber, L. N. D. (2007). Abrigos para crianças vítimas de violência doméstica: Funcionamento relatado pelas crianças e pelos dirigentes. Psicologia: Teoria e Prática, 9(2), 14-25. Recuperado de http://www.nac.ufpr.br/artigos_do_site/2007_Abrigos_para_criancas_vitimas_de_violencia_domestica.pdf
http://www.nac.ufpr.br/artigos_do_site/2...
). |
Seletiva |
Experimental, tipo AB |
2 monitoras de um abrigo infantil, grupo semanal, 18 horas. Abrigo. |
(Rodrigues, Dias, & Freitas, 2010Rodrigues, M. C., Dias, J. P., & Freitas, M. F. R. L. (2010). Resolução de problemas interpessoais: Promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola. Psicologia em Estudo, 15(4), 831-839. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287123084019
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28...
). |
Indicada |
Pré-experimental |
30 crianças. Grupo semanal, 15 h, 15 sessões. Escola. |
Pais. Grupo mensal. 4 reuniões de 50 min. Escola. |
(Silvares & Melo, 2008Silvares, E. F. M. , & Melo, M. H. S. (2008). Evolução do manejo clínico dos problemas de conduta: Do tratamento à prevenção. Revista Psicolog, 1(1), 4-20.). |
IIndicada |
Quase experimental |
240 sujeitos. Grupo 1 ano letivo. Professores: 39 encontros, crianças indicadas: 22 sessões, todos os colegas dos alunos e os pais das crianças indicadas: 12 sessões. Escola. |