SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Getting Started in Elementary School: Cognitive Competence, Social Skills, Behavior, and StressThe Causal Attributions and Self-Handicapping Strategies of Pedagogy Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; DONELLI, Tagma Marina Schneider  and  MARIN, Angela Helena. O Fracasso Escolar na Percepção de Adolescentes, Pais e Professores. Psico-USF [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.319-330. ISSN 2175-3563.  https://doi.org/10.1590/1413-82712016210209.

Este estudo teve como objetivo compreender as causas e a vivência do fracasso escolar, entendido como a distorção entre idade e ano escolar de dois ou mais anos de ensino, por meio da percepção de adolescentes com histórico de fracasso escolar, bem como de seus pais e professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de caráter transversal. Os participantes constituíram três grupos distintos: 35 adolescentes, 11 pais e três professoras. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de contato inicial e grupos focais. Para a análise de conteúdo, derivaram-se três categorias e suas respectivas subcategorias relacionadas ao objetivo do estudo. Os resultados apontaram para complexidade do fracasso escolar, revelada especialmente na fala das professoras. Entretanto, ainda prevalece o discurso de culpabilização pessoal e familiar entre os adolescentes e seus pais. Destaca-se o sofrimento decorrente da vivência do fracasso escolar e suas consequências clínicas e sociais.

Keywords : fracasso escolar; reprovação; ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )