SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Attitudes and Representation in Mental Health: A Study with University StudentsSingle - Versus Dual-Process Models of Recognition Memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

FRISCHKNECHT, Gabriela; PESCA, Andréa Duarte  and  CRUZ, Roberto Moraes. Adaptação e Validação de Medida de Autoconfiança para Atletas de Ginástica e Futebol. Psico-USF [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.539-549. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210308.

Este estudo teve como objetivos adaptar o instrumento de medida da autoconfiança Sport-Confidence Inventory para atletas brasileiros e investigar evidências de validade e precisão do instrumento adaptado. Participaram atletas de alto rendimento, com idades entre 12 e 22 anos, das modalidades esportivas ginástica artística, ginástica rítmica e futebol. Os procedimentos consistiram em: a) realizar a adaptação transcultural do SCI; b) investigar evidências de validade de conteúdo por meio de estudo piloto; c) validade de construto, por meio de análise de componentes principais; e d) evidências de precisão, pela verificação dos valores alfa de Cronbach, do instrumento adaptado. Os resultados demonstraram evidências de precisão para as aplicações em atletas de ginástica e de futebol. A validade de construto indicou composições diferentes para as subescalas em cada grupo. Estudos futuros poderiam aprimorar a qualidade semântica do Questionário de Autoconfiança no Esporte, considerando as particularidades de cada modalidade esportiva.

Keywords : autoconfiança; psicometria; psicologia do esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )