SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Reading Comprehension for Students from the Third and Fourth Cycles of Basic EducationStressors and Perceived Social Support in Women/Mothers with Depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

WAGNER, Flávia; ROHDE, Luis Augusto de  and  TRENTINI, Clarissa Marceli. Neuropsicologia do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Modelos Neuropsicológicos e Resultados de Estudos Empíricos. Psico-USF [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.573-582. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210311.

Diferentes modelos teóricos foram propostos para explicar os déficits neuropsicológicos e seu impacto no comportamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Os objetivos deste artigo serão apresentar os principais modelos neuropsicológicos do TDAH e possibilitar uma atualização acerca dos principais achados relacionados ao funcionamento neuropsicológico de pacientes com esse diagnóstico. Revisões e meta-análises sobre funcionamento executivo, aversão à resposta tardia, processamento temporal e variações intraindividuais no tempo de reação são apresentadas. O perfil neuropsicológico de pacientes com TDAH é heterogêneo e testes neuropsicológicos não são suficientemente sensíveis e específicos para realização do diagnóstico, embora sejam muito importantes na identificação do perfil cognitivo para estabelecimento de um plano de tratamento mais abrangente e adequado às necessidades especificas de cada paciente.

Keywords : transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; neuropsicologia; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )