SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Stressors and Perceived Social Support in Women/Mothers with DepressionConstructed Meanings about Socio-Educational Institutions: Between what is Imagined and what is Lived author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Programa de Habilidades Sociais para Adolescentes de Contextos Sociais Vulneráveis. Psico-USF [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.595-608. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210313.

O estudo examinou indicadores de processo e avaliou os efeitos de um programa de Habilidades Sociais no repertório de habilidades sociais, autoeficácia e percepção de apoio social de 10 adolescentes (idade de 13 a 17 anos), de comunidades (favelas) do Rio de Janeiro. Foi realizado um programa exploratório e com foco na promoção de saúde, composto por 10 encontros, com medidas de avaliação de processo e de resultados finais. A avaliação de processo incluiu o registro de comportamentos em um protocolo. Os participantes responderam, antes e após a intervenção, ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, à Escala de Autoeficácia e à Escala de Percepção de Apoio Social. A avaliação de processo revelou indicadores de confiança entre os adolescentes e os pesquisadores. Os resultados indicaram aumento nos níveis de habilidades sociais, apoio social dos professores e autoeficácia. Estudos experimentais e de seguimento devem ser realizados para confirmar a efetividade do programa.

Keywords : adolescência; habilidades sociais; intervenção; promoção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )