SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Family Psychic Transmission and Anorexia NervosaEvaluation of Family Relationships by Aged People with Different Health and Sociodemographic Conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

MERCON-VARGAS, Elisa A.; PIETA, Maria Adélia M.; FREITAS, Lia Beatriz de Lucca  and  TUDGE, Jonathan R. H.. Os Desejos e a Gratidão de Estudantes do Ensino Público e Privado. Psico-USF [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.651-662. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210317.

Foram examinadas variações na expressão de desejos e gratidão de 430 participantes (7 a 14 anos) de acordo com classe social (ensino público ou privado), gênero e idade (181 meninos, 62.1% da escola pública). Análises de Qui-quadrado indicaram que estudantes da escola privada expressaram mais desejos orientados para os outros e gratidão conectiva enquanto os da escola pública expressaram mais desejos orientados para si. As meninas na escola pública expressaram mais desejos voltados para si e gratidão verbal do que os meninos. As análises de regressão (estimação de curva) indicaram que gratidão verbal, desejos para si e para os outros aumentaram, e gratidão concreta diminuiu com a idade. A gratidão conectiva tendeu a aumentar. Esses resultados apoiam a ideia de que os tipos de desejos e gratidão envolvem o desenvolvimento cognitivo (levar em conta os outros e uma perspectiva futura), mas também são influenciados pelos contextos sociais (classe social).

Keywords : gratidão; desejos; classe social; desenvolvimento de crianças e adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )