SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Neupsilin-Inf in a Model of Brief Neuropsychological Assesment for Health CentersReference Center Evaluation of Health Worker Cearense by Users and Trade Union Representative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

AGUIAR, Bruna de Moraes et al. Similaridades e Diferenças de Crianças/Cuidadores Atendidos em Serviço-Escola de Psicologia e Psiquiatria. Psico-USF [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.109-125. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230110.

Para oferecer o melhor atendimento a crianças e adolescentes encaminhados para serviço-escola de Psicologia e Psiquiatria, buscou-se descrever e comparar o perfil de famílias que buscaram atendimento nesses serviços. Foram avaliadas 40 mães e crianças (20 participantes em cada grupo - lista de espera para atendimento psicológico ou para atendimento psiquiátrico). As mães responderam ao Inventário de Comportamentos para Crianças, Inventário Beck de Depressão, Escala de Ajustamento Conjugal e entrevista semiestruturada. As crianças atendidas na Psiquiatria obtiveram mais escores clínicos para queixas somáticas, problemas de pensamento e problemas externalizantes. A comparação do perfil das responsáveis indicou que a escolha da modalidade de tratamento infantil pode estar relacionada às variáveis maternas, sendo que as mães com maior adversidade e depressão optam pelo tratamento medicamentoso. Observa-se a importância de atendimento simultâneo para mãe e criança e de propostas voltadas para garantir a procura e adesão ao tratamento psicológico.

Keywords : serviços de saúde mental; relações familiares; psiquiatria da criança; psicologia da criança; tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )