- Família e escola na educação infantil: um estudo sobre reuniões de pais. |
Dissertação de mestrado |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
Analisar como se constituem as relações de cada escola com os familiares dos alunos durante as reuniões de pais. |
- Pesquisa qualitativa de campo e observacional |
Tendência moralizadora da escola sobre a educação no contexto familiar e interferências do contexto institucional e político no cotidiano das reuniões. Descaracterização das reuniões enquanto espaços vinculados ao trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos. Escolas identificadas com o lugar dos que sabem, reservando pouco espaço para os conhecimentos e as realidades das famílias. Verificaram-se também situações de interação e colaboração entre professoras e pais. |
- Heloisa Helena Genovese de Oliveira Garcia. |
- Professores, coordenadores pedagógicos e diretores; pais. |
- 2005. |
- Observação e entrevistas. |
- Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola |
Artigo científico |
Universidade de Brasília |
Apresentar reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. |
Estudo teórico |
Para se estabelecer uma relação efetiva entre pais e escola, é necessário que os professores aceitem a responsabilidade de se comunicarem de forma clara, simples e compreensível com os pais. |
- Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen. |
- Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
- 2005. |
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- A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva |
Artigo científico |
Universidade Federal de São Carlos |
Construir, colaborativamente com professores de uma escola pública estadual de segundo ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª séries), estratégias de aproximação escola-famílias. |
- Pesquisa e intervenção relacionadas a um programa de formação continuada de professores no local de trabalho. |
- Identificação de conduta desrespeitosa da escola para com a família. |
- Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi |
- Paidéia |
- Pais e professores. |
- Visão preconcebida dos professores sobre a ausência dos pais nas reuniões escolares. |
- 2005. |
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- Questionário, observações, folder, dinâmica. |
- Rotina excessiva (massacrante) dos professores. |
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- Promoção de algumas reflexões coletivas sobre as práticas docentes e a troca de experiências entre os pares, em condições às vezes diversas das observadas no cotidiano daquela escola. |
- A interação família-escola frente aos problemas de comportamento da criança: uma parceria possível? |
Tese (Doutorado em Psicologia) |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre |
Analisar as continuidades e descontinuidades da relação família-escola frente aos problemas de comportamento da criança. |
- Estudo de casos de crianças (entre 7 e 11 anos) que apresentavam problemas de comportamento na escola. |
Resultados apontaram para uma delimitação rígida das fronteiras família-escola, que parece associar-se a dificuldades na comunicação entre os sistemas. A família mostrou-se submissa ao saber da escola, isentando-se de críticas e questionamentos acerca da função educativa e orientações da escola, especialmente na esfera familiar. Evidenciou-se também que há uma carência de modelos integrativos família-escola. |
- Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira. |
- Pais e professores. |
- 2007. |
- Entrevistas |
- Psicologia escolar e a relação família-escola no Ensino Médio: estudando as concepções desta relação |
Dissertação |
Universidade de Brasília |
Investigar as concepções acerca da relação família-escola junto a psicólogos escolares, professores, pais e alunos do ensino médio. |
- Estudo de campo. |
Os resultados indicaram que, nas concepções dos participantes o objetivo da relação família-escola é a formação integral dos filhos-alunos, sendo que o padrão dessa relação, mantido pelos pais e pela escola, está baseado na ocorrência de problemas. |
- Cynthia Bisonoto Evangelista de Oliveira. |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
- Psicólogos escolares, professores, pais e alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. |
- 2007. |
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- Entrevista. |
- Relação escola-família: possibilidade de aproximação em situação de dificuldades de aprendizagem dos alunos |
Dissertação de mestrado |
Universidade Católica de São Paulo |
Compreender os movimentos de aproximação da escola com as famílias dos alunos das quartas séries que não estavam alfabetizados, analisando o caminho percorrido e as atitudes tomadas pela escola rumo à aproximação com as famílias. |
- Pesquisa qualitativa observacional. |
O incentivo às professoras para promover maior contato com as famílias resultou no planejamento de uma reunião de pais mais acolhedora, focada nas possibilidades e avanços dos alunos, mais do que nos seus fracassos. Essa postura proporcionou às famílias sentimentos positivos e indicativos de uma maior aproximação com a escola. |
- Maria Lucia Spadini da Silva. |
PUC-SP |
- Equipe tecnicopedagógica e professores. |
- 2008. |
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- Observação de encontros coletivos. |
- A relação família-escola: intersecções e desafios. |
Artigo científico |
Universidade de Brasília |
Apresentar relatos de pesquisas que investigaram a relação família-escola sob o ponto de vista dos diferentes atores envolvidos. |
Revisão da literatura |
As reflexões desencadeadas pela revisão da literatura apontam uma relação entre família-escola marcada por situações vinculadas a algum problema, pela ação da escola em orientar os pais sobre como educar seus filhos e pelo decréscimo da participação dos pais nas atividades escolares, à medida que o filho avança nas séries. |
- Oliveira, C. e Marinho-Araújo. |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
- 2010. |
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- Relação família-escola no contexto da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista |
Dissertação |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
Investigar a relação entre a família e a escola frente ao processo de inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). |
- Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e transversal. |
A análise de conteúdo revelou que a relação entre os pais, as professoras e a escola vem ocorrendo. Mas, na maioria dos casos, é uma relação unilateral, em que o diálogo emerge a partir de um problema que ocorre com a criança e não por uma sistemática da escola, que estimule a relação de troca entre eles. |
- Cristiane Cabral Soares. |
Pós-graduação em Psicologia |
- Mães, pais e professoras de quatro crianças com diagnóstico de TEA. |
- 2014. |
Área: Psicologia clínica |
- Questionário. |
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- Ficha de Dados sobre o transtorno do espectro autista. |
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- Entrevista. |
- Encontros e (des)encontros no sistema família-escola |
Artigo científico |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro- Uberaba- MG. |
Analisar sistematicamente a relação entre escola e famílias de crianças apontadas pelos professores como tendo problemas de aprendizagem, em uma escola da rede municipal da cidade de Hortolândia (SP). |
- Estudo transversal de caráter exploratório e qualitativo. |
- Verificou-se que professoras e famílias têm percepções diferentes que geram situações de acusações mútuas entre famílias e escola e que há falhas e dificuldades na comunicação entre os subsistemas. Os (des)encontros fazem com que família e escola atuem de modo divergente, tornando a relação disfuncional. |
- Tarcila Barboza Hidalgo Lima e Cibele Alves Chapadeiro. |
- Professores e familiares. |
- 2015. |
- Entrevistas. |