SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2O Uso Estratégico do Escopo de Justiça na Legitimação do Conflito IntergrupalAnálise do Inventário de Regulação Emocional por meio da TRI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psico-USF

versão On-line ISSN 2175-3563

Resumo

ACHKAR, Ana Maria Nunes El; LEME, Vanessa Barbosa Romera; SOARES, Adriana Benevides  e  YUNES, Maria Angela Mattar. Satisfação com a Vida e Desempenho Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental. Psico-USF [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.323-335.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 2175-3563.  https://doi.org/10.1590/1413-82712019240209.

O estudo investigou a associação de fatores de risco e de proteção sobre o desempenho escolar e a satisfação com a vida de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 400 alunos de ambos os sexos, com idade entre 11 e 17 anos e 26 professoras de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Escala de Percepção de Apoio Social; Questionário da Juventude Brasileira; Inventário de Burnout de Maslach. Os principais resultados mostraram que a exposição à violência na família pelos estudantes, exaustação emocional e baixa realização profissional das professoras contribuem para o baixo desempenho escolar dos estudantes. Alunos com indicadores de apoio social na família e comunidade e habilidades sociais de autocontrole apresentam maior satisfação com a vida. Os dados do estudo evidenciam variáveis contextuais e pessoais que afetam o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, fornecendo subsídios para futuras intervenções.

Palavras-chave : desempenho escolar; satisfação com a vida; resiliência; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )