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Desenvolvimento e Propriedades Psicométricas da Escala de Atitude em Relação à Ciência

Development and Psychometric Properties of the Attitude Toward Science Scale

Desenvolvimento y Propiedades Psicométricas de la Escala de Actitud en Relación con la Ciencia

Resumo

Este estudo apresenta o desenvolvimento e evidências de validade da Escala de Atitude em Relação à Ciência (EARC). Participaram 697 indivíduos (53,5% homens), com idades entre 18 e 75 anos (M = 27,51 e DP = 9,8) de diversos estados brasileiros. Análise fatorial exploratória (AFE) e análises fatoriais confirmatórias (AFC) demonstraram que a EARC apresenta estrutura de dois fatores (Iniciativa Pessoal e Crenças & Afetos). As comparações da EARC com variáveis sociodemográficas revelaram que homens têm atitude em relação à ciência (ARC) mais favorável que as mulheres, não religiosos apresentaram maior ARC que religiosos, estudantes de Ensino Superior em instituições públicas apresentaram maior ARC que os de instituições privadas, participantes de exatas apresentaram maior ARC que os de cursos de humanas e a variável Necessidade de Conhecimento se correlacionou positivamente com ARC. A EARC revelou adequação confiável e válida para mensurar atitude em relação à ciência em amostras brasileiras.

Palavras-chave:
ciência; atitude; escala; mensuração

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