SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Intelligence Test WlSC - III adaptation to Brazillan populationAssessment of change in therapeutic processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

ALVES, Irai Cristina Boccato. Variáveis significativas na avaliação da inteligênciaSignificant variables in inteIligence evaluation. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 1998, vol.2, n.2, pp. 109-114. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85571998000200005.

Algumas variáveis têm mostrado uma influência significativa nos resultados dos testes de inteligência, o que leva à necessidade de considerá-las e controlá-las em estudos com os mesmos. Entre elas podemos destacar o nível sócio-econômico, a idade, o sexo e o grau de escolaridade. O nível sócio-econômico mostrou ser relevante no Teste de Goodenough, nas Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e na Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Quanto à variável sexo, foram constatadas diferenças significantes entre os sexos no Teste de Goodenough, no Teste R-I e no D.70, mas não no Raven e Colúmbia. A idade cronológica sempre deve ser considerada na avaliação da inteligência de crianças, pois os resultados nos testes devem aumentar à medida que a criança cresce. O mesmo ocorre com relação à escolaridade, tanto quando se considera séries, como entre níveis de escolaridade.

Keywords : Avaliação psicológica; Testes de inteligência; Normas de testes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese