SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Motor development in handedness in the reproduction of the cursive handwriting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

CAMPOS, Kelly Cristina de Lara  and  LARGURA, Walmor de Almeida Nogueira. Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2000, vol.4, n.2, pp. 11-19. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572000000200002.

Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo.

Keywords : Criatividade; Formação em Psicologia; Atuação do psicólogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese