SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Depression in adolescents. Relationship with academic achievement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros  and  BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Relações entre atitude, conceito e utilidade da estatística. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2001, vol.5, n.1, pp.59-73. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572001000100007.

Pesquisas têm indicado atitudes negativas dos estudantes em relação à Estatística e dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. Assim, avaliou-se a relação entre essas atitudes, o conceito e a utilidade da Estatística para 319 universitários que responderam a um questionário informativo e a uma escala de atitudes em relação à Estatística. Essa escala apresentou uma alta consistência interna. Poucos conseguiram definir Estatística e não apresentaram diferença de atitudes em relação àqueles que não conseguiram defini-la. A maioria considerou-a uma ferramenta útil, revelando ter atitudes mais positivas do que aqueles que não a consideraram útil. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias de ensino que revelem a utilidade da Estatística para que os estudantes desenvolvam atitudes mais positivas, melhorando o ensino-aprendizagem dessa disciplina.

Keywords : Atitudes em relação à Estatística; Ensino de Estatística; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License