SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Depression in adolescents. Relationship with academic achievement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros  and  BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Relações entre atitude, conceito e utilidade da estatística. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2001, vol.5, n.1, pp. 59-73. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572001000100007.

Pesquisas têm indicado atitudes negativas dos estudantes em relação à Estatística e dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. Assim, avaliou-se a relação entre essas atitudes, o conceito e a utilidade da Estatística para 319 universitários que responderam a um questionário informativo e a uma escala de atitudes em relação à Estatística. Essa escala apresentou uma alta consistência interna. Poucos conseguiram definir Estatística e não apresentaram diferença de atitudes em relação àqueles que não conseguiram defini-la. A maioria considerou-a uma ferramenta útil, revelando ter atitudes mais positivas do que aqueles que não a consideraram útil. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias de ensino que revelem a utilidade da Estatística para que os estudantes desenvolvam atitudes mais positivas, melhorando o ensino-aprendizagem dessa disciplina.

Keywords : Atitudes em relação à Estatística; Ensino de Estatística; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese