SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1The stress of elementary schools studentsReading comprehension strategies repertoire and metacognitive knowledge of portuguese teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales  and  SISTO, Fermino Fernandes. Estudo para uma escala de ansiedade escolar para crianças. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2002, vol.6, n.1, pp.57-66. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572002000100007.

Este estudo teve como objetivo construir um instrumento para avaliação da ansiedade na escola. Foram sujeitos da pesquisa 221 estudantes, sendo 104 homens e 117 mulheres, com idades entre 9 e 12 anos, regularmente matriculados em terceiras e quartas séries do ensino fundamental. O instrumento foi composto por 53 frases em forma de escala e, em um primeiro estudo, a análise fatorial agrupou os itens em 18 fatores. Um segundo estudo, por meio de análise fatorial, corroborou a organização das subescalas em quatro fatores. Algumas frases, com saturação menor que 0,40, foram eliminadas e a escala final ficou composta por 38 frases. O fator 1 refere-se a medo genérico, o fator 2 refere-se à satisfação, o fator 3 refere-se à evitação e o fator 4 refere-se a situações avaliativas. Das quatro subescalas, a que apresentou menor precisão por alfa foi a do fator 2 com um coeficiente de 0,66, e a que apresentou maior precisão foi a do fator 1, com um coeficiente alfa de 0,87. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,83, indicando um nível bastante bom.

Keywords : Ansiedade; Avaliação; Ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License