SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Analysis of the organizational climate psychology course a community universityAcceptance and rejection: perception of inattentive children within the school environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

OLIVEIRA, Elzira Teixeira Ariza  and  WECHSLER, Solange Muglia. Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2002, vol.6, n.2, pp.133-139. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572002000200003.

O objetivo desta pesquisa foi o de analisar algumas das variáveis que afetam o processo de ensino-aprendizagem. A amostra foi composta de 90 estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Psicologia e Pedagogia e de 30 professores da Rede Estadual de 1º e 2º graus na época; hoje Ensino Fundamental e Ensino Médio no interior do Estado de São Paulo. O primeiro instrumento usado foi um questionário tipo Likert, investigando as áreas de ensino: a) cotidiano do aluno; b) planejamento pedagógico; c) interação professor-aluno e d) a criatividade no ensino. No segundo instrumento, foi pedido aos sujeitos que citassem dez adjetivos do professor real e dez do professor ideal. Os resultados revelam que a área mais importante foi a criatividade no ensino para alunos e professores. O adjetivo de pessoa “criativa” foi o mais mencionado para qualidade de professor ideal. Dessa forma, é necessário dar mais ênfase ao processo de criatividade nos cursos mencionados.

Keywords : Processo ensino-aprendizagem; Criatividade; Professor-aluno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License