SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2To facilitate the learning: helping the students to learn and to thinkThe process of computer implementation and the teacher´s work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

RISTUM, Marilena. Violência urbana: a avaliação de professoras sobre a atuação da escola. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2002, vol.6, n.2, pp.167-176. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572002000200007.

Objetivou-se investigar como professoras de escolas públicas e particulares descrevem e avaliam a atuação da escola frente à violência e, ainda, identificar as ações, que, segundo essas professoras, a escola deveria adotar frente à violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, abordando vários aspectos da violência. Nas respostas das professoras, foram identificadas quatro categorias de ações da escola: preventivas, remediativas, estimuladoras e nulas. As professoras de escola particular mostraram uma visão da escola como basicamente preventiva, enquanto as de escola pública conceberam-na como remediativa ou nula. As ações mais sugeridas pelas professoras de escola pública incluíam a participação da família e da comunidade. A influência dos contextos de trabalho, diferentes para ambos os grupos, norteou a discussão dos resultados.

Keywords : Violência; Professoras; Atuação da escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License