SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1PEEr interaction learning and personality traitsThe construction of the hearing seriation: analysis through clinical methodology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

CRUVINEL, Miriam  and  BORUCHOVITCH, Evely. Depressão infantil: uma contribuição para a prática educacional. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2003, vol.7, n.1, pp. 77-84. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572003000100008.

Atualmente não existe dúvida quanto a existência de depressão em crianças em idade escolar. A incidência de sintomas depressivos nesta faixa etária está em torno de 1,8 %, no entanto, quando se fala da incidência desses sintomas em crianças com dificuldades de aprendizagem essa taxa aumenta consideravelmente. A depressão infantil tem sido investigada por alguns autores da literatura estrangeira, no entanto, na população brasileira, os estudos ainda são escassos. Dados revelam que existe uma estreita relação entre sintomas depressivos e rendimento escolar, mas permanece ainda a necessidade de se sistematizar conhecimentos sobre a natureza mais específica dessa relação, pois tanto os sintomas da depressão podem contribuir para prejudicar a aprendizagem do aluno, quanto o baixo rendimento escolar pode também conduzir ao surgimento de sintomas depressivos. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo rever criticamente a literatura acerca da depressão infantil. Tem-se em vista contribuir para uma melhor compreensão, por parte dos professores e educadores, no que concerne a relação entre depressão infantil e desempenho escolar de crianças.

Keywords : Depressão infantil; Desempenho escolar; Prática Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese