SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: What has been done in educational psychologyWhat is expected about a creative education in the future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

SILVA, Graziela Nascimento da  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de BURNOUT: Um estudo com professores da rede pública. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2003, vol.7, n.2, pp.145-153. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000200004.

O objetivo deste estudo foi analisar se o gênero estabelece diferenças significativas nos níveis e no processo da Síndrome de Burnout em professores de escolas da rede pública. Também procurou identificar associações das dimensões de burnout com variáveis demográficas, laborais e comportamentais. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o MBI- Maslach Burnout Inventory e um questionário elaborado especificamente para este estudo para as demais variáveis. A amostra, do tipo de conveniência, foi composta de 31 homens e 30 mulheres. Os resultados obtidos indicam não existir diferença estatisticamente significativa entre os grupos nas dimensões e níveis de Burnout; no entanto, verifica-se a ocorrência de associação diferenciada nos dois grupos entre as dimensões de Burnout e determinadas variáveis demográficas, profissionais e comportamentais.

Keywords : Professores; Síndrome de Burnout; Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License