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Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

MAIA-PINTO, Renata Rodrigues  e  FLEITH, Denise de Souza. Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2004, vol.8, n.1, pp.55-66. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000100007.

Este estudo teve como objetivo avaliar o rendimento acadêmico e a criatividade de alunos de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos, investigar a percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades e estratégias educacionais implementadas no programa, bem como examinar a extensão em que tais atividades e práticas educacionais se diferenciam das utilizadas em sala de aula regular. Participaram do estudo 77 alunos, do ensino fundamental e médio, que freqüentavam o programa, 11 professores que atuavam no programa, 6 professores de sala de aula regular e 6 mães de alunos do programa. Os resultados indicaram que alunos com habilidade em áreas acadêmicas apresentaram rendimento acadêmico superior aos da área artística que, por sua vez, obtiveram escores superiores no teste de criatividade. A percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades empregadas no programa era positiva. As práticas educacionais utilizadas no programa se diferenciavam moderadamente das implementadas na sala de aula regular.

Palavras-chave : Práticas educacionais; Alunos superdotados; Avaliação de Programa educacional.

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