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Psicologia Escolar e Educacional
versão On-line ISSN 2175-3539
Resumo
CODEA, Janaina de Souza Marinho Teles e BERESFORD, Heron. O adolescente com transtorno de conduta: um estudo filosófico no âmbito da psicologia educacional e esportiva. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2004, vol.8, n.1, pp.67-74. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572004000100008.
O valor de uma intervenção da psicologia escolar/educacional e esportiva junto ao adolescente com transtorno de conduta social, sob o ponto de vista moral e existencial, surgiu da necessidade de uma proposta educacional de cunho psicológico, para tal indivíduo. O presente estudo visou estabelecer uma fundamentação filosófica de natureza fenomenológica e axiológica existencial transubjetiva como referência para uma intervenção positiva da psicologia escolar/educacional e esportiva, por meio de atividades físicas, junto ao indivíduo em questão. Buscou também compreensões fenomenológica e axiológica do adolescente com o transtorno citado e uma ordenação axiológica relacionando tais compreensões à atividade física. A metodologia utilizada foi o método fenomenológico com suas três etapas, substituindo-se a terceira pela ordenação axiológica. Os resultados permitiram verificar que a fundamentação filosófica evidenciada adequou-se como referência para uma intervenção positiva da psicologia escolar/educacional e esportiva na vida do adolescente com transtorno de conduta social.
Palavras-chave : Psicologia esportiva; Adolescência; Transtorno social de conduta.