SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. A angústia no ofício de professor. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2004, vol.8, n.2, pp. 219-225. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000200010.

O presente estudo de caso analisa os registros diários realizados por uma professora alfabetizadora em início de carreira em seu diário de classe. Trechos relativos à sua angústia de ensinar foram destacados e problematizados sob uma perspectiva freudiana. As análises realizadas revelaram a importância do diário de classe como uma referência tanto para a compreensão do trabalho docente quanto para a formação pedagógica e pesquisa. São apontadas algumas contribuições da psicanálise para uma melhor compreensão do trabalho pedagógico e para a formação de professores.

Palavras-chave : Diário de aula; Formação de professores; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português