SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Sharing formation, practice and dillemas: a contribuition to the professor developmentSchool psychology in childhood education: professional intervention's reflexions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

FREITAS, Fernanda Andrade de  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Clínica-escola: levantamento de instrumento utilizados no processo psicodiagnóstico. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 87-93. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100008.

O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da freqüência e da categoria dos testes psicológicos utilizados durante o psicodiagnóstico em uma clínica-escola. O levantamento baseou-se em 32 prontuários do arquivo. Os resultados apontaram que os instrumentos psicológicos mais utilizados foram HTP, CAT - A, T.A.T., e DFH. Quanto às faixas etárias dos sujeitos, verificou-se que as avaliações de crianças envolveram mais técnicas psicológicas, do que as de adolescentes, adultos e idosos. Ainda em relação aos dados, percebe-se que há pouca variação na utilização dos testes psicológicos, pois alguns deles foram usados em diferentes faixas etárias.

Keywords : Testes Psicológicos; Avaliação Psicológica; Clínica-Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese