SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Teacher and the student in assisted freedom: an exploratory studyPeace culture and school psychology in the context of educative instituions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

MACEDO, Elizeu Coutinho de et al. Teleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil fundamental. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 127-134. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100012.

O desenvolvimento da Internet possibilitou criar instrumentos computadorizados para avaliação psicológica no contexto escolar, porém é necessário verificar a eficácia dessas tecnologias. Este estudo avaliou a viabilidade de aplicar via Internet o Teste de Competência de Leitura Silenciosa On-line para avaliar a habilidade de decisão lexical. Participaram 415 crianças de Ensinos Infantil (EI) e Fundamental (EF), com idade média de 8,24 anos (DP=1,23). O teste foi aplicado via Internet e os dados armazenados automaticamente. Resultados mostram que a pontuação aumentou em função da série, com diferenças significativas entre séries sucessivas, exceto entre 3a e 4a série. Análise dos erros em função do tipo de itens revelou que crianças de EI3 apresentaram dificuldade de acesso ao léxico ortográfico. O padrão de respostas na aplicação via Internet foi semelhante ao da versão tradicional. Tais resultados mostram que é viável usar a Internet para coletar dados de testes baseados em constructos teóricos.

Keywords : Leitura; Avaliação; Computadores; Internet.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese