SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Influências paternas no desenvolvimento infantil: revisão da literaturaA afetividade na sala de aula: um professor inesquecível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

SILVA, Suze Sabino da  e  FLEITH, Denise de Souza. Desempenho escolar e autocenceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2005, vol.9, n.2, pp.235-245. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006.

Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho escolar e autoconceito de crianças com queixa escolar. Participaram do estudo 78 alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, sendo 46 atendidos em um Serviço de Apoio Psicopedagógico e 32 de classes de aceleração da aprendizagem. O desempenho acadêmico foi avaliado por uma escala de notas atribuídas por seus professores e para avaliar o autoconceito foi utilizado o Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre os alunos atendidos no serviço psicopedagógico e alunos das classes de aceleração com relação ao desempenho escolar e autoconceito. Observou-se ganhos significativos no desempenho escolar no segundo semestre, em comparação ao primeiro semestre de 2001, por parte dos dois grupos avaliados. Foram constatadas diferenças significativas entre gênero com relação ao autoconceito.

Palavras-chave : Dificuldade de aprendizagem; Autoconceito; Atendimento psicopedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons