SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Affectivety in the classroom: an unforgettable teacherThe observation of early childhood educator through the adult engagement scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

SILVA, Marjorie Cristina Rocha Da  and  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Autoconceito e desempenho de universitários na disciplina estatística. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2005, vol.9, n.2, pp. 261-268. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200008.

Este trabalho objetivou avaliar o autoconceito de universitários em disciplinas de Estatística, e sua relação com o curso, turno, semestre, idade e gênero. Responderam um questionário de identificação e uma escala de autoconceito 116 estudantes de Psicologia e 32 de Pedagogia, com idades de 18 a 65 anos, 86% mulheres e 58% do noturno. A escala do tipo Thurstone com 21 itens permitiu classificar o autoconceito em rebaixado, adequado e elevado. Observou-se que 67% dos participantes possuem um autoconceito adequado. Os principais resultados permitem afirmar que há correlação positiva entre autoconceito e desempenho na disciplina estatística, embora não se saiba o quanto o autoconceito elevado contribuiu para um melhor desempenho do aluno. As limitações deste estudo sugerem a realização de outros sobre esse construto no âmbito acadêmico.

Keywords : Desempenho acadêmico; Psicologia educacional; Estatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese