SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Conceptions of impairment and rehabilitation: an exploratory study with Physiotherapy undergraduatesCreativity and creativity climate among students from open, intermediary and traditional schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes; LIMA, Ricardo Franco de; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra  and  MELO, Liana Lins. Sintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do ensino médio. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2006, vol.10, n.1, pp.99-108. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100009.

A depressão inclui diversos sintomas cognitivos, tais como problemas de atenção que, por sua vez, podem prejudicar o desempenho escolar. De modo a verificar as relações entre essas variáveis, foram obtidas as notas escolares e aplicados o Teste de Atenção Concentrada e o Inventário de Depressão de Beck a 62 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 24 anos. Destes, 33,8% apresentaram sintomas depressivos, distribuídos entre os níveis leve e grave, sendo que as mulheres apresentaram maior severidade de sintomas que os homens. A severidade de sintomatologia depressiva mostrou-se negativamente correlacionada tanto com o desempenho escolar quanto com a qualidade da atenção. A comparação entre grupos com e sem sintomas de depressão revelaram que o primeiro apresentou desempenho escolar pior e déficit da atenção. Tais resultados corroboram a hipótese de relação entre depressão, atenção e desempenho escolar em alunos do Ensino Médio.

Keywords : Depressão; Atenção; Desempenho escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License