SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Conceptions of impairment and rehabilitation: an exploratory study with Physiotherapy undergraduatesCreativity and creativity climate among students from open, intermediary and traditional schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes; LIMA, Ricardo Franco de; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra  and  MELO, Liana Lins. Sintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do ensino médio. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 99-108. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100009.

A depressão inclui diversos sintomas cognitivos, tais como problemas de atenção que, por sua vez, podem prejudicar o desempenho escolar. De modo a verificar as relações entre essas variáveis, foram obtidas as notas escolares e aplicados o Teste de Atenção Concentrada e o Inventário de Depressão de Beck a 62 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 24 anos. Destes, 33,8% apresentaram sintomas depressivos, distribuídos entre os níveis leve e grave, sendo que as mulheres apresentaram maior severidade de sintomas que os homens. A severidade de sintomatologia depressiva mostrou-se negativamente correlacionada tanto com o desempenho escolar quanto com a qualidade da atenção. A comparação entre grupos com e sem sintomas de depressão revelaram que o primeiro apresentou desempenho escolar pior e déficit da atenção. Tais resultados corroboram a hipótese de relação entre depressão, atenção e desempenho escolar em alunos do Ensino Médio.

Keywords : Depressão; Atenção; Desempenho escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese