SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Moral dilemmas debate in the universityPossible influences of the elaboration of drawings on children narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug  and  OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 185-202. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013.

O primeiro ano é um período crítico para a adaptação do estudante à universidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar, qualitativamente, a experiência de adaptação à universidade em jovens calouros em uma universidade. Participaram do estudo 14 estudantes de diferentes cursos, com idades entre 18 e 22 anos. Os sujeitos foram entrevistados individualmente e as entrevistas submetidas a uma análise fenomenológica. Quatro grandes temas emergiram da análise: Saindo de casa, Ingressando na vida acadêmica, Percebendo mudanças em si mesmo e Adaptando-se ao curso. Os resultados indicam que a adaptação à universidade entre calouros é uma experiência que traz mudanças importantes para os estudantes, e que o sucesso na adaptação depende de muitos fatores, alguns deles não ligados diretamente ao contexto acadêmico. Apesar disso, o contexto universitário tem um papel importante a desempenhar no processo de adaptação à universidade.

Keywords : Universitários; Adaptação; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese