SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Considerations about the role of morphological awareness in reading and spelling difficulties: a literature reviewStudying the relationships between Self-control and Personality Traits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

DIAS, Anelise Silva  and  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Análise Fatorial com informação completa de uma prova de Compreensão em Leitura em Estatística. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 357-367. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200007.

O objetivo principal deste estudo foi o de verificar evidência de validade de construto de uma prova de compreensão em leitura de um texto com informações estatísticas em estudantes de Psicologia. Foram participantes 206 estudantes regularmente matriculados no curso de Psicologia, sendo 79,1% do gênero feminino, com idades variando de 17 a 54 anos, M = 25,9 e DP = 6,8; 82,5% do período diurno e noturno. Foi utilizada uma prova de compreensão em leitura formada a partir de um texto específico que envolve conceitos estatísticos. O instrumento foi aplicado coletivamente em uma sessão, em horários regulares de aula. Os resultados da análise fatorial com informação completa revelaram a predominância unidimensional para os itens da prova de leitura específica, explicando 24,8% da variância entre os itens. O coeficiente de fidedignidade avaliado pelo coeficiente de Kuder-Richardson, igual a 0,813, indicou que a prova apresenta uma boa precisão.

Keywords : Estatística; Estudantes universitários; Psicologia educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese