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Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

PAIVA, Mirella Lopez Martini Fernandes  e  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2009, vol.13, n.1, pp.75-85. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100009.

O objetivo deste estudo foi identificar crenças educacionais de professores do Ensino Fundamental e examinar seu padrão facilitador ou dificultador da aprendizagem dos alunos. Coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente, os resultados indicaram que os professores facilitadores diferenciaram-se dos dificultadores basicamente em: maior concordância com a noção de que as relações interpessoais e o desenvolvimento socioemocional e intelectual dos alunos estão associados; maior valorização das habilidades sociais como componente do desenvolvimento socioemocional e da aprendizagem acadêmica dos alunos; maior quantidade e diversidade de explicações, analisadas em termos de atribuições de causalidade para o sucesso e fracasso escolar dos alunos. Discutem-se as implicações dessas crenças sobre as ações docentes e sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave : Desempenho acadêmico; Interação professor-aluno; Expectativa do professor.

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