SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Consciousness in L. S. Vigotski's work: analysis of the concept and its implications in psychology and educationPhonemic awareness in children education: preventing difficulties in writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

PELTZ, Lidiane; MORAES, Maria da Graça  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Resiliência em estudantes do ensino médio. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2010, vol.14, n.1, pp. 87-94. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100010.

O objetivo do estudo foi avaliar a resiliência em estudantes do Ensino Médio e sua associação com variáveis sociodemográficas e contribuição da escola em seu desenvolvimento pessoal. A amostra foi composta de 140 alunos de uma Escola Estadual de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, um questionário para levantamento de variáveis demográficas e sociais e a Escala de Resiliência, adaptada por Pesce, Assis, Avanci, Santos, Malaquias e Carvalhaes (2005), que constitui-se de três dimensões: Independência e determinação; Resolução de ações e valores; Autoconfiança e Capacidade de adaptação a situações. Resultados indicam associação negativa entre renda familiar e a dimensão de resiliência de Independência e determinação. Associação positiva foi identificada entre a percepção de que a escola contribui para o desenvolvimento pessoal e a dimensão de Resolução de ações e valores.

Keywords : Resiliência; Estudantes; Ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese