SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Reconhecimento de direitos e significados de infância entre criançasSuperdotação e seus mitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BISOL, Cláudia Alquati; BREMM, Eduardo Scarantti  e  VALENTINI, Carla Beatris. Blogs de adolescentes surdos: escrita e construção de sentido. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2010, vol.14, n.2, pp. 291-299. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000200011.

A aprendizagem e a apropriação significativa da língua escrita por surdos podem ser promovidas por meio da utilização de tecnologias de comunicação amplamente difundidas. Este trabalho apresenta a análise dos recursos narrativos utilizados por três adolescentes surdos fluentes em LIBRAS para organizar sua experiência vivida através de produções escritas em weblogs (utilizando a língua portuguesa, sua segunda língua). Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório. Propôs-se uma análise hermenêutica das narrativas baseada em Paul Ricoeur. Apesar dos erros na escrita, as produções puderam ser consideradas como narrativas, pois exprimem tentativas de tecer histórias. Porém, nem sempre a transmissão do sentido foi bem sucedida, indicando dificuldades na aprendizagem da língua escrita e na compreensão de que esta pode ser um meio de comunicação com o outro. Ressalta-se a necessidade de se criar estratégias que reforcem a noção da língua escrita como meio de produção de sentido.

Palavras-chave : Adolescentes; surdo; comunicação e tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português