SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O esquema corporal de crianças com dificuldade de aprendizagemSobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

MARQUES, Patrícia Batista  e  CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. O que é a escola a partir do sentido construído por alunos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2011, vol.15, n.1, pp. 23-33. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000100003.

Esta pesquisa insere-se na área da Psicologia Escolar e Educacional e investiga o sentido atribuído à escola por alunos. Trata-se de uma pesquisa participante, com observações de campo, entrevistas e produções diversificadas, com sujeitos de 10 a 13 anos, do Ensino Fundamental II de escolas públicas, realizada no espaço de um projeto de educação não formal, em comunidade da periferia de São Paulo. Pela análise qualitativa, construíram-se núcleos de significação referentes a: visão geral da escola; finalidade da escola; cotidiano escolar; agentes institucionais; condições sociais; pais; sociedade. Os resultados mostram que a escola é importante, sendo promessa de um futuro digno, mas é vivida cotidianamente com aprendizagens não satisfatórias, aulas sem sentido, aulas vagas, relações interpessoais desrespeitosas, percepção de desinteresse público e sensação de cansaço de alunos e professores. Este estudo confirma que, embora valorizada socialmente, a escola mostra dificuldades de cumprir seu papel, segundo os sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Psicologia Social; sentido da escola para o aluno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português