SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino FundamentalEstudantes das camadas populares no ensino superior público: qual a contribuição da escola? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

FONTES, Diana Campos  e  LIMA, Vanessa Aparecida Alves. A escola segundo alunos do ensino médio de Porto Velho-RO. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2011, vol.15, n.1, pp. 71-79. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000100008.

Nesta pesquisa procuramos compreender o ponto de vista de alunos do ensino médio da rede pública estadual de Porto Velho (RO) sobre a escola e o processo de aprendizagem tendo como referencial teórico a Psicologia Escolar Crítica. A pesquisa teve por base a aplicação de um questionário em 323 alunos de 04 escolas da Zona Leste da cidade, este era composto de 16 questões com 04 opções de respostas para cada uma das questões. Os resultados apontam para uma escola organizada de forma conteudista, que enfoca as atividades de ensino em aulas expositivas e descontextualizadas das necessidades dos alunos - sejam estas de formação profissional ou exercício da cidadania, aspecto considerado mais importante nas relações dentro da escola pelos alunos. Estes parecem introjetar o estigma de serem os únicos responsáveis pelo processo de aprendizagem, atribuindo ao comportamento e às dificuldades pessoais os problemas escolares.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Ensino Médio; estigma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português