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Relação entre variáveis psicossociais familiares e desempenho em leitura/escrita em crianças

Relationship between family psychosocial variables and reading/writing performance in children

Relación entre variables psicosociais familiares y rendimiento de niños en lectura/escritura

Este artigo analisa a relação entre fatores psicossociais familiares e o desempenho em leitura e escrita a partir de um estudo comparativo realizado através de entrevista semiestruturada com 29 familiares de dois grupos de alunos de 2ª série do ensino fundamental. Por meio de avaliação neuropsicológica, os estudantes foram caracterizados em: com dificuldade de leitura e escrita e leitores e escritores competentes. As análises estatísticas evidenciaram associação significativa entre o grupo com dificuldade em leitura e escrita e as variáveis presença de transporte próprio na família, percepção dos familiares de que a criança teve dificuldades para aprender a ler e no desempenho da leitura, maior índice de repetência escolar e história familiar de dificuldade na leitura. Os resultados demonstram a importância da análise de fatores psicossociais familiares para a compreensão da complexidade que envolve o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em crianças.

Dificuldades escolares; família; neuropsicologia


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