SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Desarrollo de la función mediadora del profesor en talleres de juegos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

ENRICONE, Jacqueline Raquel Bianchi  y  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Relação entre variáveis psicossociais familiares e desempenho em leitura/escrita em crianças. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp. 199-210. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200002.

Este artigo analisa a relação entre fatores psicossociais familiares e o desempenho em leitura e escrita a partir de um estudo comparativo realizado através de entrevista semiestruturada com 29 familiares de dois grupos de alunos de 2ª série do ensino fundamental. Por meio de avaliação neuropsicológica, os estudantes foram caracterizados em: com dificuldade de leitura e escrita e leitores e escritores competentes. As análises estatísticas evidenciaram associação significativa entre o grupo com dificuldade em leitura e escrita e as variáveis presença de transporte próprio na família, percepção dos familiares de que a criança teve dificuldades para aprender a ler e no desempenho da leitura, maior índice de repetência escolar e história familiar de dificuldade na leitura. Os resultados demonstram a importância da análise de fatores psicossociais familiares para a compreensão da complexidade que envolve o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em crianças.

Palabras llave : Dificuldades escolares; família; neuropsicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués