SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Relationship between family psychosocial variables and reading/writing performance in childrenEthical development to the citizenship: reorganizing contingencies in interaction teacher-student author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

CAMPOS, Maria Célia Rabello Malta  and  MACEDO, Lino de. Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogos. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp.211-220. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200003.

O primeiro objetivo deste artigo é descrever uma metodologia de formação docente fundamentada no conceito de Experiência de Aprendizagem Mediada descrito por Feuerstein, Klein e Tannenbaum. Seus princípios metodológicos foram adaptados ao modelo de oficinas de jogos, visando favorecer processos de aprendizagem ou formação do professor. O segundo objetivo é apresentar um estudo de caso, o da professora Juliana, em que estes aspectos são analisados com respeito aos indicadores de seus progressos como mediadora. Os dados foram extraídos de observações gravadas em vídeo efetuadas durante seu processo formativo e permitiram identificar estratégias e procedimentos que podem ser considerados como indicadores da função mediadora, de acordo com critérios de mediação definidos pelos autores citados (intencionalidade-reciprocidade, transcendência e significado). O estudo pode contribuir em projetos de formação docente voltados ao desenvolvimento e avaliação de competências em métodos ativos de ensino.

Keywords : Mediação da aprendizagem; formação de professores; jogos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License