SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogosFormação em psicologia e educação inclusiva: um estudo transversal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

ROCHA, Juliana Ferreira da  e  CARRARA, Kester. Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp. 221-230. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200004.

Este estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças.

Palavras-chave : Cidadania; políticas públicas; habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português