SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Pre-service formation in psychology and inclusive education: a cross-sectional studyThe school complaints in the understanding of educators from public and private schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier  and  GIACOMONI, Claudia Hofheinz. Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp. 241-250. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200006.

Este trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária.

Keywords : Psicologia positiva; felicidade; adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese