SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Pre-service formation in psychology and inclusive education: a cross-sectional studyThe school complaints in the understanding of educators from public and private schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier  and  GIACOMONI, Claudia Hofheinz. Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp.241-250. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200006.

Este trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes. Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002). Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas. As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade. A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida. Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de intervenções junto a essa faixa etária.

Keywords : Psicologia positiva; felicidade; adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License