Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários

La relación entre vida académica y la motivación para aprender en universitarios

The relationship between academic life and motivation for learning in college

O presente estudo propôs identificar as relações entre a vida acadêmica e a motivação para aprendizagem e possíveis diferenças em razão do sexo, idade e curso dos estudantes. Participaram 239 universitários que foram avaliados com a Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA) e a Escala de Motivação para Aprendizagem (EMAPRE). Os resultados indicaram correlação significativa e positiva entre a meta aprender e o fator habilidade do estudante, e negativa para os dois fatores: envolvimento em atividades não obrigatórias; condições para o estudo e desempenho acadêmico. Para a meta performance-aproximação, houve correlação significativa e positiva com o fator condições para o estudo e desempenho acadêmico. Na meta performance-evitação, houve correlações positivas e significativas com dois fatores: compromisso com o curso; condições para o estudo e desempenho acadêmico. Foram encontradas diferenças significativas em relação ao sexo e ao curso. Os resultados foram discutidos à luz da literatura.

Motivação; estudantes universitários; rendimento escolar


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br