SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The relationship between academic life and motivation for learning in collegeReading and writing of public school students: 3rd vs 4th grades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

SILVA, Santiago Amurrio; FOSSATTI, Paulo  and  SARMENTO, Dirléia Fanfa. Teorias implícitas sobre o ensino e a aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp. 291-299. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200011.

A pesquisa focalizou as teorias implícitas dos professores sobre ensino e aprendizagem. Assume-se a ótica das teorias implícitas: a direta (o conhecimento é uma cópia fiel da realidade), a interpretativa (o conhecimento reflete a realidade percebida) e a construtivista (conhecimento como construção pessoal). Responderam ao questionário com dilemas sobre situações pedagógicas 468 professores (Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Médio). Os resultados do estudo indicam que 50,9% do conjunto de professores selecionaram respostas construtivistas para os dilemas apresentados, 35%, respostas interpretativas e 13,5%, respostas diretas. Os dados obtidos sinalizam para a importância de novos estudos que focalizem e aprofundem as representações do grupo de professores que não selecionaram respostas construtivistas (49,1%) e as relações entre tais representações e suas práticas docentes.

Keywords : Ensino; aprendizagem; representações docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese