SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Implicit theories about teaching and learningCreativity's training programs: learning the practices and the results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

SILVA, Elza Maria Tavares; WITTER, Geraldina Porto  and  CARVALHO, Priscila Fernandes de. Leitura e escrita em alunos de escola pública: 3º vs 4º ano. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp. 301-309. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200012.

Este estudo objetivou descrever o desempenho de alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental em compreensão de leitura (teste Cloze) e em produção escrita de descrição e narração, levando em consideração o gênero dos alunos. Participaram 60 alunos de uma escola pública, divididos em quatro grupos. Os materiais foram: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; teste para compreensão em leitura; figura para descrição e material com a apresentação do tema para narração. Comparando os quatro grupos (ANOVA), observou-se não haver qualquer diferença que tivesse significância estatística em compreensão em leitura; em descrição, o melhor desempenho foi do 4º ano masculino, em narração, foi o 3º ano masculino. Aglutinaram-se os grupos para comparar escolaridade/gênero recorrendo-se ao teste Mann-Whitney, que evidenciou melhor desempenho do 4º ano feminino. O quarto ano foi superior ao terceiro, sem diferença atribuível a gênero. Houve baixo desempenho dos escolares em relação aos padrões esperados e há necessidade da integração de leitura-escrita

Keywords : Compreensão da leitura; avaliação; gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese