SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Teorias implícitas sobre o ensino e a aprendizagemProgramas de treinamento em criatividade: conhecendo as práticas e resultados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SILVA, Elza Maria Tavares; WITTER, Geraldina Porto  e  CARVALHO, Priscila Fernandes de. Leitura e escrita em alunos de escola pública: 3º vs 4º ano. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2011, vol.15, n.2, pp. 301-309. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200012.

Este estudo objetivou descrever o desempenho de alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental em compreensão de leitura (teste Cloze) e em produção escrita de descrição e narração, levando em consideração o gênero dos alunos. Participaram 60 alunos de uma escola pública, divididos em quatro grupos. Os materiais foram: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; teste para compreensão em leitura; figura para descrição e material com a apresentação do tema para narração. Comparando os quatro grupos (ANOVA), observou-se não haver qualquer diferença que tivesse significância estatística em compreensão em leitura; em descrição, o melhor desempenho foi do 4º ano masculino, em narração, foi o 3º ano masculino. Aglutinaram-se os grupos para comparar escolaridade/gênero recorrendo-se ao teste Mann-Whitney, que evidenciou melhor desempenho do 4º ano feminino. O quarto ano foi superior ao terceiro, sem diferença atribuível a gênero. Houve baixo desempenho dos escolares em relação aos padrões esperados e há necessidade da integração de leitura-escrita

Palavras-chave : Compreensão da leitura; avaliação; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português