SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Counting points in a game with mathematical content: some procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

ROSSATO, Solange Pereira Marques  and  LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. A queixa escolar na perspectiva de educadores da Educação Especial. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 15-23. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100002.

O presente estudo trata da queixa escolar no que se refere às concepções de educadores sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual que frequentam escolas especiais (APAEs), com a finalidade de verificar se existe a queixa escolar nestas escolas, e caso exista, que concepções a permeiam, quais as possíveis causas atribuídas a esse fato imbricadas no ensino de tais alunos. Foram entrevistados 21 educadores pertencentes a três escolas especiais localizadas no Estado do Paraná. Os resultados apontam um processo de naturalização da queixa escolar, com a compreensão de que esses alunos têm deficiência e não dificuldades de aprendizagem enquanto incapacidade para o aprendizado dos conhecimentos científicos, desconsiderando a inadequação das mediações, a má qualidade do ensino e a rede de relações envolvida. Os educadores geralmente fundamentam suas visões em um paradigma biologicista, reduzindo o desenvolvimento a um processo natural e inato.

Keywords : Dificuldades escolares; psicologia histórico-cultural; educação especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese