SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1School complaint from the perspective of Special Education teachersBullying: Prevalence, implications and gender differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

CANAL, Cláudia Patrocinio Pedroza  and  QUEIROZ, Sávio Silveira de. Procedimentos de contagem de pontos em um jogo com conteúdo matemático. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 25-33. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100003.

Os alunos apresentam grandes dificuldades na matemática, particularmente no conteúdo dos números inteiros. Diversos trabalhos demonstram como jogos auxiliam na construção de conhecimentos. Assim, esta pesquisa verificou, por meio de um jogo com números inteiros, procedimentos utilizados para realizar as operações de contagem de pontos. Participaram 34 alunos dos 7° e 9° anos do Ensino Fundamental, que jogaram duas rodadas de três partidas contra oponentes de mesma série que a sua. Classificaram-se os dados em a) procedimentos de contagem de pontos e b) contagem correta e incorreta. Os resultados mostraram associação entre os procedimentos mais simples e o 7° ano e os mais complexos com o 9° ano. Entretanto, os participantes contaram incorretamente os pontos na maioria das partidas. Assim, apesar da associação entre maior nível de escolarização e estratégias mais complexas, estas não determinaram a contagem correta no jogo, demonstrando dificuldade na realização e na compreensão das operações avaliadas.

Keywords : Jogos; ensino da matemática; ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese