SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Counting points in a game with mathematical content: some proceduresPrejudice in school: meanings attributed by adolescents in high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

BANDEIRA, Cláudia de Moraes  and  HUTZ, Claudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 35-44. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100004.

O presente estudo teve por objetivo levantar a ocorrência de bullying em crianças e adolescentes escolares da cidade de Porto Alegre. Investigou os tipos mais utilizados de bullying e a frequência com que ocorrem por sexo. Participaram 465 estudantes, sendo 52,7% do sexo masculino. O instrumento utilizado foi um questionário sobre bullying. Os resultados apontaram para um número elevado de estudantes envolvidos em bullying, bem como diferenças entre meninos e meninas quanto ao fenômeno. Concluiu-se que o bullying é um fenômeno de ocorrência muito comum no cenário escolar, o que alerta para a gravidade de um fenômeno que apresenta tantos prejuízos aos envolvidos em diferentes escolas ao redor do mundo. Novos estudos são sugeridos para esclarecer algumas das questões.

Keywords : Bullying; gênero; crianças em idade escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese