SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The contribution of school psychology in the prevention and coping of BullyingEducator in face of death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

OTAVIANO, Alessandra Barbosa Nunes; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de  and  FUKUDA, Cláudia Cristina. Estímulo à criatividade por professores de Matemática e motivação do aluno. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 61-69. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100007.

O estudo investigou a percepção de alunos do Ensino Médio quanto à utilização, por seu professor de Matemática, de práticas docentes favoráveis ao desenvolvimento da criatividade e motivação em Matemática. Participaram do estudo 396 alunos, os quais responderam ao Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade e à Escala de Motivação em Matemática. Diferenças significativas foram observadas entre alunos de escola pública e particular na percepção das práticas docentes promotoras da criatividade, utilizadas por seu professor, e em motivação em Matemática, a favor dos alunos da escola particular. Observou-se ainda relação significativa entre a percepção dos alunos quanto ao uso de estratégias em sala de aula para desenvolver a criatividade por seu professor de Matemática e motivação do aluno em Matemática, entre motivação em Matemática e rendimento acadêmico nessa disciplina e entre a percepção pelo aluno de práticas pedagógicas para a criatividade e seu rendimento em Matemática.

Keywords : Criatividade; motivação; matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese